O Teatro Municipal de São Paulo foi construído durante a Primeira República (1889-1930) sob influência da Belle Époque européia.

A inauguração do Teatro Municipal de São Paulo aconteceu no dia 12 de setembro de 1911, entretanto, a construção do Teatro teve início no ano de 1903. Os quase 8 anos de obras podem ser explicados pela grandiosidade arquitetônica, muitos estudiosos consideraram um empreendimento arrojado para aquela época.
Os responsáveis pela construção do Teatro foram os arquitetos Ramos de
Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi. No Teatro é
visível a presença da arquitetura europeia, tanto pela influência dos
dois arquitetos europeus quanto pela influência da Belle Époque no
cenário artístico, social e cultural brasileiro durante a Primeira
República (1889-1930).
A influência europeia perpassou todas as fases da construção do Teatro e
foi a grande motivadora do seu projeto. O Teatro sofreu fortes
influências da Ópera de Paris e sua arquitetura externa é perpassada por
traços renascentistas barrocos do século XVII, o interior do Teatro é
composto por colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e muitas obras de
arte, bustos, medalhões e bronzes.
A Belle Époque foi um movimento onde perpassou o Realismo, o Impressionismo, o Simbolismo, o Pontilhismo e a Art Nouveau.
O movimento da Belle Époque foi iniciado na Europa (França) nos anos de
1880, século XIX, tendo o declínio em 1914 com o início da Primeira
Guerra Mundial. Muitos estudiosos desse movimento ressaltam a
dificuldade de delimitá-lo temporalmente e espacialmente, sobretudo por
suas influências em vários locais do mundo e em períodos que
ultrapassaram a delimitação usual, 1914.
No Brasil, a Belle Époque teve seu auge entre os anos 1889 a 1922,
perdurando até 1925. A Belle Époque brasileira foi uma ‘verdadeira’
europeização dos hábitos e costumes de uma sociedade, vale ressaltar que
as maiores influências deste movimento se deram em cidades como Rio de
Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
A população brasileira, das primeiras décadas do século XX, passou por
uma intensa reestruturação em seu modo de vida. As cidades,
principalmente a capital federal - a cidade do Rio de Janeiro, foram
todas remodeladas segundo os padrões europeus, expressões como “O Rio
civiliza-se” foram mais correntes após a reestruturação da Avenida
Central no Rio de Janeiro. Outro exemplo da influência da Belle Époque
foi no carnaval, figuras como os indígenas e os negros foram quase todos
banidos em troca das fantasias e máscaras, representadas por
personagens europeias como a Colombina, o Pierrô, o Arlequim.
Dentro deste universo cultural da Belle Époque brasileira surgiram as
motivações para a construção do Teatro Municipal de São Paulo em 1903,
sob influência europeia a obra foi projetada e construída, os
espetáculos que predominavam eram todos de origem europeia, a
apresentação inaugural foi uma ópera representada pela obra Hamlet do
dramaturgo, escritor e poeta inglês Willian Shakespeare.
Alguns escritores brasileiros teciam vultosas críticas aos modos como
eram conduzidos os espetáculos no Teatro, muitos brasileiros não tinham
espaço para realizar apresentações de seus trabalhos. Entretanto, a
situação mudou com a Semana de Arte Moderna de 1922, movimento que teve
como característica fundamental valorizar o Brasil e tudo que era
produzido por brasileiros, os intelectuais da Semana de Arte Moderna,
como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de
Andrade, Heitor Villa-Lobos entre outros, foram os principais
protagonistas de um “olhar para o Brasil”, voltar-se para o interior; a
partir deste momento, as influências europeias da Belle Époque iniciou
seu período de decadência.
Desde sua inauguração em 1911, o Teatro Municipal de São Paulo já
passou por duas reformas, a primeira em 1954 onde criou novos pavimentos
para os camarins, reduzindo os camarotes e instalando um órgão. A
Segunda reforma durou de 1986 a 1991, todo o prédio foi restaurado e
foram instalados equipamentos e estruturas mais modernas.
Antes de seu centenário, em 12 de setembro de 2011, o Teatro Municipal
de São Paulo passou por uma última reforma, todo edifício foi
restaurado; os vitrais, a fachada, o palco foi reestruturado com os mais
modernos equipamentos cênicos mecânicos.
Atualmente, o Teatro Municipal de São Paulo é composto pela Orquestra
Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da
Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral
Lírico, Coral Paulistano e as Escolas de Dança e de Música de São Paulo e
pelo Museu do Teatro, que guarda a história artística e social do
Teatro.
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/teatro-municipal-sao-paulo.htm
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/teatro-municipal-sao-paulo.htm
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